Reishin Kawai Shihan

Kawai Sensei

Reishin Kawai Shihan

Reishin Kawai, 8º dan , nasceu em 28 de fevereiro de 1931, na cidade de Yasugi, Shimane, no Japão.

Após ser acometido de fortes inflamações no seu joelho direito, começou a estudar métodos de cura alternativos, como shiatsu, acupuntura e tratamentos alimentares. Estimulado por sua recuperação, passou a estudar medicina oriental como aluno residente (uchi deshi) do professor Torataro Saito.

O professor Torataro Saito tinha grande experiência de técnicas de recuperação e conservação da saúde. Seus métodos incorporavam as técnicas marciais que viriam a se se tornar o Aikidō (Daitō-ryō Aiki-jōjutsu), para o desenvolvimento físico. Nos anos 20, o mestre Arimoto Murashige, ainda jovem, frequentou a clínica do professor Saito e lhe ensinou a evolução das técnicas do Fundador (Ueshiba-ryō Aiki-jōjutsu). Nos anos 30, o professor Saito estudou diretamente com o Fundador Morihei Ueshiba.

Kawai continuou a se aprimorar em medicina oriental, se formando MD em Medicina Oriental da Universidade de Tsukushoku, sob a tutela de Mishimasa Nishizawa. Kawai Sensei chegou a lecionar as disciplinas de Acupuntura Geral e Técnica de Moxa na mesma Universidade, e foi membro da Associação de estudos de Acupuntura Yamamoto.

Mais tarde, ele continuou seus estudos no Aikikai Hombu Dōjō com o Fundador, Ō-Sensei Morihei Ueshiba, e com o filho do fundador, (então) Waka-Sensei Kisshomaru Ueshiba.

Fundou, em 1955, a Nihon Kobudo Iho Fukyukai, Sociedade Japonesa de Artes Marciais e Estudos de Acupuntura, que promovia eventos de divulgação das artes marciais e medicina oriental.

Em 1957, faz uma viagem pelo interior do Brasil, tratando das pessoas com shiatsu e acupuntura, e demonstrações de artes marciais. Em 1961, viaja à Bélgica e conhece pessoalmente o mestre Arimoto Murashige, que determina que Kawai Sensei seja o representante do Aikidō na América do Sul.

Kawai Shihan e O-Sensei

Kawai Sensei recebendo o título de Shihan das mãos do Fundador Morihei Ueshiba

Em 1963, Kawai Sensei abre seu primeiro dojo em São Paulo. Ainda neste ano, recebe o diploma de Shihan pessoalmente do Ō-Sensei Morihei Ueshiba. De 1976 a 1984, foi vice-presidente da Federação Internacional de Aikido (IAF), posteriormente tornando-se diretor-geral da Federação Sul-Americana de Aikidō, e o representante oficial do Aikikai Hombu Dojo no Brasil em 02 de outubro de 1975.

Em 1997, recebeu o título de 8º dan pelo Hombu Dojo do Japão.

Kawai Sensei foi, sobretudo, um estudioso e dedicado praticante do caminho espiritual. Recebeu orientação espiritual e o título de “Chukkyo-jo” (Bispo) do Mestre Nagayasu Minamoto. Detinha ainda o título de Doutor Honoris Causa em Teologia. Dedicava-se diariamente a preces a Fudō Myō-ō Sama, uma deidade irada do budismo Shingon. Nas palavras de Pádua Sensei, o desenvolvimento espiritual era a primeira prioridade de Kawai Sensei, seguido de cuidar das pessoas na sua clínica em São Paulo e, finalmente, o Aikidō.

Mantinha uma estreita relação com o Doshu Kisshomaru Ueshiba, enviando muitos de seus alunos para treinar no Hombu Dojo em Tokyo, a sede da Aikikai. Também recepcionou grandes mestres em visita ao Brasil, como o Shihan Massatake Fujita.

Faleceu em 26 de janeiro de 2010.

Fontes e matérias sobre Kawai Shihan